segunda-feira, 14 de março de 2016

O túmulo dos Santos Macabeus, símbolo das reações nos momentos em que parece tudo perdido

Conhecido como 'Pilar de Absalão', o monumento ajuda
a se fazer uma ideia de como foi o mausoléu dos Macabeus.
O Pilar marca o local da morte do filho revoltado do rei Davi
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs




continuação do post anterior: A perspectiva de ter achado o túmulo dos Santos Macabeus reacende as esperanças



A porta-voz da Autoridade das Antiguidades de Israel, Yoli Shwartz, explicou que “foram descobertos jazigos magníficos na base da estrutura.

“O entusiasmo foi muito intenso e o arqueólogo Clermont-Ganneau até escreveu um documento afirmando: ‘não há margem de dúvidas. Encontrei a Tumba dos Macabeus, e o túnel aberto contém as cinzas de Matatias... As ruínas da tumba correspondem perfeitamente ao Túmulo dos Macabeus segundo é descrito nas fontes históricas’.

“Porém, ele fez uma restrição: ‘é possível que esta estrutura tenha sido construída pelos cristãos para comemorar o local do enterro dos Santos Macabeus, pois eles eram considerados santos pelo cristianismo.

“‘Pode ser que no futuro se encontrem provas inequívocas apontando que este é o local onde foram sepultados os Macabeu’”.



Na busca dos arqueólogos destaca-se a perspectiva de localizar a última moradia terrestre de Matatias, o patriarca dos Macabeus.

Ele assumiu num momento desesperado a atitude de resistência que inspirou todas as reações salvadoras. E não só as do fim do Antigo Testamento, mas sobretudo as do Novo, nos momentos em que tudo parece perdido para a Igreja e a Civilização Cristã:

19. Ainda mesmo que todas as nações que se acham no reino do rei o escutassem, de modo que todos renegassem a fé de seus pais e aquiescessem às suas ordens,

20. eu, meus filhos e meus irmãos, perseveraremos na Aliança concluída por nossos antepassados.

21. Que Deus nos preserve de abandonar a lei e os mandamentos!

22. Não obedeceremos a essas ordens do rei e não nos desviaremos de nossa religião, nem para a direita, nem para a esquerda. (I Macabeus, 2, 19-22)

27. Em altos brados Matatias elevou a voz então na cidade: Quem for fiel à lei e permanecer firme na Aliança, saia e siga-me. (I Macabeus, 2, 27)

Matatias exorta os judeus inconformados a resistir contra o invasor pagão. Gustave Doré (1832 — 1883)
Matatias exorta os judeus inconformados a resistir contra o invasor pagão.
Gustave Doré (1832 — 1883).
Juntaram-se a Matatias os judeus fiéis que recusaram a prevaricação e todos se refugiaram no deserto com suas famílias e rebanhos. A partir dali empreenderam uma guerra de resistência aos gentios.

Matatias iniciou uma guerra de guerrilhas destruindo os ídolos pagãos, levando o povo a praticar novamente a religião tradicional e extinguindo os sinais da “revolução cultural” pagã.

Após sua morte essa reação foi gloriosamente continuada por seu filho Judas Macabeu – considerado pela Bíblia como o Macabeu por antonomásia –, auxiliado pelos irmãos e pela minoria de judeus resistentes.

3. Dilatou a glória do povo; revestiu-se com a couraça como um gigante, cingiu-se com as armas de guerra, e empenhava-se nos combates, protegendo seu exército com sua espada.

4. Assemelhava-se nas ações a um leão, e parecia um leãozinho que ruge na caçada.

5. Perseguia e rebuscava com cuidado os traidores e lançava ao fogo os que perseguiam seu povo.

6. Os maus recuavam diante dele transidos de medo, tremiam os que praticavam o mal e a salvação do povo firmava-se em suas mãos.

7. Seus feitos exasperavam os reis, mas alegravam Jacó, e sua memória permaneceu eternamente bendita.

8. Percorreu as cidades expulsando de Judá os ímpios, desviando assim de Israel a cólera divina.

9. Seu nome foi pronunciado até as extremidades da terra, e ele conseguiu a adesão daqueles que estavam a ponto de perecer. (I Macabeus, 3, 3-9)

A reação cresceu e os gentios enviaram exércitos para exterminá-los. Por vezes o imenso número dos adversários de Deus intimidou os judeus fiéis, poucos em número.

Mas Judas venceu os temores de seus homens e ministrou tremendas derrotas aos pagãos com o brado de guerra: “É preferível morrer no combate, que ver nosso povo perseguido e nosso santuário profanado”.

Judas Macabeu reza pelas almas dos pecadores mortos na batalha,
Peter Paul Rubens (1577-1640), Museu de Belas Artes de Nantes, França
A coragem de Judas Macabeu e dos seus foi premiada por fatos milagrosos recolhidos no Antigo Testamento. Na hora em que Heliodoro, intendente de Apolônio de Társis, governador militar da Celesíria e da Fenícia, ia saquear o Templo:

25. Viram eles, montado num cavalo ricamente ajaezado e guiado furiosamente, um cavaleiro de terrível aspecto, que lançava em Heliodoro as patas dianteiras do cavalo. O que vinha nele montado parecia ter uma armadura de ouro.

26. Ao mesmo tempo, apareceram-lhe outros dois jovens, cheios de força extraordinária, fulgurantes de luz, ricamente vestidos; colocando-se dos dois lados, puseram-se eles a açoitá-lo sem interrupção e descarregaram sobre ele uma saraivada de golpes. (II Macabeus 3, 25-26)

Com a frieza que cabe aos cientistas, Amit Re’em e Dan Shachar, diretores da escavação, pronunciaram-se a favor da esperança de que essa seja a tumba procurada.

“Não há dúvida alguma de que a estrutura é inusual”, disseram.

“As descrições feitas há 150 anos estão agora diante de nossos olhos, descobrimos jazigos magníficos, enormes colunas que aparentemente sustentavam um segundo andar, e um vestíbulo que conduzia à tumba, além de outros prédios associados”.

Uma das causas da dificuldade em dar uma palavra definitiva é porque em tempos passados houve muitos saques, durante os quais pedras do prédio foram roubadas, mas os arqueólogos esperam chegar a uma conclusão inteiramente satisfatória.

FIM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.